A implantação de sistemas é uma das etapas mais críticas em qualquer investimento em software. Neste ponto, a empresa sabe como se adaptar ao seu fluxo de trabalho e aos erros existentes.
Portanto, para que a empresa faça isso de maneira adequada, ela precisa tomar medidas para reduzir o risco e ser capaz de preparar as equipes para o fracasso.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é entender quais são os principais erros de implementação de sistema que as empresas cometem. Continue lendo para descobrir o que eles são em particular!
Como o processo de implantação de sistemas ajuda as empresas?
A implantação do sistema é a etapa do processo de investimento que a equipe de TI e a equipe de consultoria investem em Softwares que integram a aplicação à infraestrutura tecnológica da empresa.
Nesta fase, são feitos ajustes que incluem fatores como:
- Configurações de segurança e privacidade da ferramenta;
- Integração do software com outros aplicativos existentes;
- Personalizar as configurações para maximizar o desempenho e a disponibilidade dos recursos de acordo com a infraestrutura e o perfil do negócio;
LEIA TAMBÉM:
- Como ser tornar um Consultor Financeiro Autônomo
- Como ser tornar um Consultor de TI
- Um Consultor é também um Gestor?
Por que devemos ter cuidado com esta implementação?
A implantação de sistemas, quando feita de forma correta, garante que o software atenda plenamente às expectativas da empresa.
A equipe de TI poderá customizar o aplicativo de acordo com os objetivos e padrões de conformidade e segurança digital existentes. Tudo isso sem comprometer o desempenho do aplicativo.
Juntos, esses fatores garantem que a empresa possa integrar totalmente o sistema na infraestrutura de TI. Ou seja, garantem que os recursos empregados na aquisição do software se traduzam em mais competitividade e inovação para a empresa.
Quais são os problemas mais comuns ao implementar sistemas?
A implantação de sistemas é uma rotina que pode passar por múltiplos problemas. Saber quais equipes o ajudará a se preparar adequadamente e evitar que esses riscos afetem seu fluxo de trabalho. Confira os mais comuns abaixo!
1. Falta de planejamento
A falta de planejamento é um dos piores problemas que podem afetar a implementação de um sistema. Esse erro impacta negativamente todas as etapas do processo de integração da ferramenta ao mesmo tempo em que prejudica a empresa.
É por isso que é importante usar um planejamento sólido que ajudará a empresa a se integrar perfeitamente. O que pode ser feito:
- Conhecendo as necessidades do usuário;
- Avaliação do perfil das equipes que utilizarão a ferramenta;
- Definição de prazos e objetivos junto aos executivos da empresa;
- Ajustar o planejamento de acordo com os padrões da indústria e as políticas de conformidade e segurança de dados da empresa.
2. implantação de sistemas muito longa
Uma implementação longa pode impedir a empresa de perceber rapidamente os recursos da ferramenta. Ao mesmo tempo, pode fazer com que a empresa use um sistema desatualizado que não entrega o valor da marca. Portanto, é sempre importante manter os prazos o mais curtos possível.
A definição dos prazos de implantação deve levar em consideração o perfil da empresa, seus requisitos e a qualidade esperada do processo. Se possível, a empresa pode investir em equipes de consultoria e terceirização. Isso ajuda a empresa a ter equipes preparadas e a escalabilidade necessária para implementar o sistema com rapidez e segurança.
3. Falta de interação do usuário
A falta de interação do usuário é um dos principais fatores que impedem o sistema de ser totalmente utilizado depois de implementado. Por isso mesmo, a empresa tem que ter cuidado. Se os usuários não usam o software diariamente, o retorno do investimento é muito menor.
Para evitar que isso aconteça, é importante comunicar às equipes o que levou a empresa a fazer o investimento. As equipes precisam saber como o sistema ajuda no dia a dia e quais são suas funções básicas. A comunicação transparente e direta motiva todos a usar o software no dia a dia.
4. Incompatibilidade do sistema com a infraestrutura de TI
A incompatibilidade do sistema com a infraestrutura de TI afeta grande parte da capacidade de uma empresa de obter um bom retorno sobre o investimento.
Afinal, as equipes não podem usar todos os recursos. Além disso, torna-se difícil compartilhar dados entre aplicativos.
Uma análise sólida da estrutura da infraestrutura de TI da empresa e suas regras de uso evitará esse erro. Isso permite que a equipe selecione um sistema adequado ao seu perfil e faça os ajustes necessários na fase de implementação.
5. Inadequações de Ferramentas com Necessidades Empresariais
Um dos maiores problemas que podem surgir ao se implementar um sistema é descobrir que ele não está totalmente alinhado com o perfil da infraestrutura empresarial.
Esse tipo de situação impede que os usuários usem alguns – ou todos – os recursos disponíveis. Em outras palavras, reduz o retorno do investimento.
Por isso mesmo é importante avaliar se o aplicativo adquirido pela empresa é compatível com os requisitos da empresa e de sua infraestrutura.
Esse tipo de análise torna o investimento mais confiável e robusto. Em última análise, todas as funções podem ser integradas de forma adequada, o que maximiza a utilidade da ferramenta.
Investir em sistemas de TI não é um processo fácil. É preciso buscar uma solução que seja compatível com o dia a dia dos negócios e agregue valor aos seus serviços e produtos. Ao mesmo tempo, as equipes devem garantir que ele se encaixe adequadamente na infraestrutura de TI e nos processos de trabalho.
Com uma boa preparação, a implantação de sistemas pode ser realizada sem riscos e com alta qualidade. Portanto, certifique-se de considerar os erros mais comuns e as medidas preventivas apontadas nesta postagem. Assim, você sempre pode maximizar a qualidade do seu investimento!