Sabemos que com o dia a dia corrido a nossa rotina tende a ser bem estressante, além disso a ansiedade toma conta é aí como fazer para aliviar essas sensações que prejudicam a nossa saúde e vida em geral.
A ansiedade é um estado caracterizado por medo, medo, desconforto, desconforto, inseguranças, estranheza do ambiente ou de si mesmo, e geralmente é caracterizada por sentir que algo desagradável está para acontecer.
Confira as dicas a seguir:
Veja 13 dicas e técnicas que podem aliviar a ansiedade e estresse:
1) Adicione na sua rotina atividade física
A forma mais comum de controlar a ansiedade são os exercícios. O exercício físico ajuda a lidar com estados de ansiedade porque aumenta a produção de serotonina, que é uma substância que aumenta o prazer. Esse método alternativo geralmente depende da personalidade da pessoa, pois nem todo mundo gosta de esportes.
Caminhar de 2 a 3 vezes por semana por pelo menos meia hora pode ajudar a aliviar a ansiedade. Além de se exercitar enquanto caminha, você também pode exercitar seu cérebro por meio da meditação ativa. Quando você anda, você pensa. Meia hora de caminhada é um exercício repetitivo, e você acabará pensando na ansiedade que precisa ser tratada.
2) Afaste os pensamentos negativos da sua vida
Em caso de ansiedade crônica, recomenda-se que a pessoa evite pensamentos negativos ou catastróficos. As pessoas devem tentar avaliar a gravidade da situação e se perguntar se há outra forma de análise, se superestimamos o senso de responsabilidade dos fatos ou subestimamos o controle.
3) Tome diariamente antes de dormir um chá
A maioria dos chás contém substâncias que agem como tranquilizantes leves e ajudam a controlar a ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e pesquisadas com esse efeito são passiflora, melissa, camomila e valeriana.
4) Tente manter foco e concentração nas coisas que irá fazer
Quando você estiver absorto no momento presente, terá todas as habilidades para analisar, julgar e agir. Portanto, essa é uma boa forma de controlar a ansiedade.
5) Tente ser uma pessoa organizada
Quem vive no caos vai demorar para encontrar o que precisa, acumular coisas inúteis, prejudicar seu bem-estar e, por fim, gerar ansiedade. Trabalhar, estudar e morar em um ambiente minimamente organizado contribui para o equilíbrio emocional e o controle da ansiedade.
Além disso, pessoas com horários maiores podem aproveitar melhor o tempo, reduzindo muitos fatores que causam ansiedade.
6) Fique perto das pessoas que você ama
Morar com parentes, amigos e conhecimentos de afinidade podem mudar a qualidade de vida. A companhia de nossos entes queridos é especial para nossas emoções. Aqueles que estão em boa forma física vivem mais facilmente e são menos ansiosos.
LEIA TAMBÉM:
- Como lidar com a síndrome de Burnout
- Como Saber se Tenho Síndrome do Pânico
- Tipos de estresse no trabalho: 10 dicas para evitá-los
7) Tire um tempo para você!
Reservar um dia para você e ouvir suas reais necessidades pode ajudar diretamente a controlar a ansiedade. Saber se ver, prestar atenção e contribuir com seus objetivos de vida são as ações mais importantes de sua vida. Consiga investir algum tempo e energia para si mesmo.
8) Confie em si mesmo
Não há dúvida de que você é (ou deveria) ser seu melhor parceiro. Ninguém terá mais tempo do que você, então invista nesta bela “parceria” com você mesmo. seja você mesmo. Confie mais e isso permitirá que você lide com a ansiedade diária.
9) Se Autoconheça
Quem se conhece bem, sabe respeitar os seus limites, sabe dizer “não” e se protege, tem menos ansiedade do que quem ainda está a aprender a compreender-se. Quem pode aceitar plenamente suas próprias ideias, quem pode pensar, falar e agir sem escrúpulos, pode atender plenamente às suas próprias necessidades.
10) Durma bem!
Evite ações que causem excitação, ansiedade e desgaste. Nem sempre podemos prever o que vai acontecer antes de ir para a cama, mas as coisas que dependem de nós devem ser bem feitas.
Tente conversar sobre coisas mais sérias antes de ir para a cama. Delicie-se com o pensamento de tomada de decisão em um momento de relaxamento. Mudar a vida dentro do cérebro durante o sono só produzirá ansiedade e falta de sono.
11) Tente buscar equilíbrio
Qualquer pessoa que pensa de uma maneira, age de outra maneira e diz outra coisa definitivamente se sentirá ansiosa. Encontrar um equilíbrio entre o que você deseja e o que faz pode promover harmonia no seu dia.
O que está por trás do seu comportamento? Qual a sua real intenção de atuar? Você atende às suas necessidades reais? Considere essas questões cuidadosamente e tente ver quais atitudes podem ajudá-lo.
12) Sorria!
Preste atenção aos seus pensamentos, pois isso afetará diretamente o seu humor. Avalie suas ideias. Um “filme psíquico” que acaba com questões negativas não resolvidas.
Seja capaz de planejar, programar e tornar-se poderoso sem ter que definir um plano terrível em sua mente.
Com pensamentos mais relaxados, você terá uma compreensão diferente do mundo, o que o ajudará a sorrir mais. O riso pode trazer recuperação emocional, relaxar e reduzir a ansiedade.
13) Acrescente na sua alimentação Triptofano
Para controlar a ansiedade, podemos comer alimentos derivados do triptofano (o aminoácido precursor da serotonina), como banana e chocolate. Outra possibilidade é ingerir triptofano em cápsulas junto com vitamina B6 e magnésio.
Outros aminoácidos que podem ajudar a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o corpo pode usar para controlar a ansiedade. Também podem ser tomados em cápsulas, mas apenas sob a orientação de um especialista.
Se você vem passando por momentos de aflição que estão testando os seus limites, oriento que tente fazer as técnicas e dicas mencionadas ao decorrer do post, mais busque também ajuda de um profissional para te ajudar a encontrar mais equilíbrio.