O estresse no trabalho e a qualidade de vida são objetos de inúmeros estudos, que mostram quantos profissionais estão sob maior pressão devido ao trabalho.
Estresse, a palavra costuma causar apatia entre os colaboradores e a equipe de recursos humanos da empresa. Isso ocorre porque a vida das pessoas está sob grande pressão e as realidades dos negócios que afetam sua saúde estão se tornando mais comuns.
Em resposta a esses números chocantes, o trabalho de RH sobre o estresse não é interrompido. Não é fácil lidar com as despesas do dia a dia em um ambiente de negócios, por isso é necessário tomar medidas que visem a pressão no trabalho e a qualidade de vida.
O estresse em si não afeta apenas a produtividade e a motivação profissional, mas também causa problemas de saúde física e mental. Para melhorar essa situação, vamos explicar o que é estresse e discutir algumas ações que podem ser importantes na relação entre estresse e qualidade de vida no trabalho.
Primeiramente vamos deixar bem claro a você, o que é estresse?
O estresse é uma defesa natural que pode nos ajudar a sobreviver, mas a natureza de longo prazo da estimulação do estresse pode ter efeitos prejudiciais em nosso corpo.
Alguns dos sintomas que podem ser desencadeado por conta do estresse:
- Alterações na pele;
- Pressão alta;
- Dores nas costas;
- Infarto;
- Dores na região cervical.
Você sabia que a palavra estresse foi usada pela a primeira vez na história em 1926 pelo o famoso endocrinologista Hans Selye.
Ele usou esse termo para explicar uma série de reações de pacientes com diferentes condições patológicas. Em 1974, ele mudou a definição para uma resposta não específica do corpo a qualquer pedido.
LEIA TAMBÉM:
- Técnicas para Aliviar Ansiedade e Estresse
- Estresse e Qualidade de Vida no Trabalho
- Tipos de estresse no trabalho: 10 dicas para evitá-los
Como melhorar a qualidade de vida no trabalho com apenas 5 ações:
Para poder reverter esse quadro, o Departamento de Recursos Humanos precisa tomar algumas medidas para fazer frente à pressão no trabalho e à qualidade de vida.
De orientação de liderança a horários de trabalho flexíveis. Conheça algumas medidas possíveis para melhorar a qualidade de trabalho e de vida.
Previna o estresse
Uma boa opção para lidar com o estresse e a qualidade de vida no trabalho é a prevenção.
O departamento de recursos humanos pode se deparar com algumas pequenas situações e se beneficiar delas, o que traz um certo relaxamento aos funcionários.
E existem muitas opções viáveis. A gama inclui acupuntura, massagem terapêutica, meditação, acupuntura e ioga.
Essas terapias podem ser planejadas em ambiente de trabalho, ou mesmo após acordo com a clínica que presta esse serviço em alguns dias. Essas medidas podem parecer simples, mas podem mudar completamente a relação entre estresse e qualidade de trabalho e vida.
Oriente os seus líderes
A liderança influencia completamente a atitude da equipe na organização. O impacto no desempenho dos funcionários é óbvio. Se a empresa tiver bons líderes, a produtividade é alta.
Agora, se o líder for o executor, o resultado será afetado e a pressão aumentará. É por isso que o departamento de recursos humanos precisa dar cada vez mais atenção à construção da liderança dentro da empresa.
Conscientizar os líderes / gestores sobre sua importância no desempenho das tarefas e na qualidade de vida dos colaboradores.
É por isso que o departamento de recursos humanos precisa manter o controle da gestão sobre o líder. Obtenha constantemente feedback, treinamento ou orientação para entender sua importância na pressão no trabalho e na qualidade de vida.
Flexibilize seus horários
A jornada excessiva de trabalho parece ser uma das principais causas de estresse no trabalho. Além de cobrar taxas excessivas, muitos funcionários nem têm tempo para “respirar” dentro da empresa. Esse ambiente de negócios quase imparável deixa os funcionários desconfortáveis.
Quando possível, a flexibilidade do horário de trabalho parece ser uma forma alternativa de melhorar a qualidade de vida dos profissionais. A pressão de trabalho nas grandes cidades é grande.
Leva tempo para chegar à empresa, transporte, rotação de veículos e tarefas pessoais. Sem pressão mínima, é praticamente impossível coordenar tudo isso.
É por isso que a flexibilidade do horário é tão importante hoje. Seja um escritório em casa uma vez por semana ou saindo mais cedo em um determinado horário.
Palestras de conscientização
Apesar dos dados chocantes sobre estresse no trabalho e qualidade de vida, poucas empresas desenvolveram planos de saúde mental.
No entanto, se nenhuma ação for tomada para mudar essa situação, isso só levará a um aumento maior de doenças e férias.
Portanto, é muito importante que as empresas reconheçam a pressão e as questões de qualidade do trabalho para apoiar seus funcionários.
Seja para realizar palestras para aumentar a conscientização das pessoas sobre a saúde mental ou para conduzir discussões mais aprofundadas, são oferecidos seminários e ajuda psicológica regular.
A ideia e o plano dessa ação é ajudar quem está sob pressão a superar todos os preconceitos sobre o problema. Não apenas isso, mas também os incentive e apoie a buscar ajuda o mais rápido possível.
Ambientes de relaxamento
É impossível trabalhar sem parar oito horas por dia. O tempo de descanso e relaxamento é a motivação para os funcionários evitarem o estresse e a perda de motivação.
Estamos falando de um espaço totalmente separado do trabalho diário. Em outras palavras, empresas que oferecem novidades sem pressão. Por exemplo: espaço de leitura, cochilo, sala de jogos e espaço de massagem podem melhorar o desempenho dos funcionários.
Estresse vs Qualidade de vida no trabalho é hora de mudar!
Figura 2 – Estresse e qualidade de vida trabalho – Reprodução de imagem Pixabay
Ser capaz de formular ações de pressão no trabalho e qualidade de vida tornou-se um desejo da equipe de recursos humanos. Empresas que buscam manter seus funcionários relaxados e felizes se destacam no mercado.
Isso ocorre porque, quando um funcionário vê seu próprio entusiasmo e está livre de pressão, ele fica menos doente, tem menos oportunidades de trabalho e é mais provável que produza empregos de alto nível.
Portanto, o estresse excessivo não condiz com a qualidade de trabalho e de vida. Ou você tem uma equipe completamente estressada ou uma equipe feliz com qualidade de vida. No entanto, não é fácil encontrar um ponto de equilíbrio, é preciso dedicar recursos humanos ao dia a dia da empresa para melhorar a satisfação dos colaboradores.
O que você achou deste assunto? Comente.