A vida de vez em quando é realmente desgastante, além do estresse normal da rotina de trabalho, com isto, vem sido procurado formas de controlar o estresse do trabalho podemos nos deparar com diversas situações que podem sair do nosso controle.
O estresse é algo que pode prejudicar o nosso desempenho e até mesmo dependendo das razões e motivos a nossa saúde. Por isso, é cada vez mais comum empresas de diversos portes investindo em programas que visam diminuir o estresse no ambiente de trabalho.
O intuito é exatamente proporcionar mais qualidade de vida, motivação e tornar os colaboradores mais produtivos. No geral, esses incentivos não tem grandes investimentos, mais até mesmo quando tem um gasto maior, costumam a dar resultados e compensar o valor gasto.
Afinal, precisamos de pessoas motivadas para produzir para a nossa empresa com saúde, qualidade e motivação.
Por isso, resolvemos montar esse post completo com dicas que vai te ajudar a gerenciar o ambiente de trabalho e acabar com esse estresse dos seus colaboradores.
Confira a seguir as 8 dicas de como deixar menos estressante:
Conforto no ambiente de trabalho
De fato, passamos a maior parte do tempo no trabalho do que em casa, por isso oferecer um ambiente confortável aos seus colaboradores é importante.
Invista em uma decoração leve e alegre que traga paz aos seus funcionários. Todo mundo que trabalha em um ambiente agradável produz muito melhor, a sensação tende a ser mais prazerosa e menos desgastante.
Incentive o trabalho em equipe
Incentiva esse tipo de trabalho dentro de uma empresa é importante para estreitar laços e deixar o ambiente mais saudável, afinal dentro da uma organização uma pessoa depende da outra, além de proporcionar interação e aprendizado mútuo.
Mantenha a criatividade de maneira em geral, um ambiente interativo tende a proporcionar experiencias menos estressantes.
Comunicação clara e objetiva
Você sabia que a falta de comunicação no ambiente de trabalho tende a desmotivar a sua equipe? Isso pode gerar uma série de conflitos, ressentimentos, fofocas e especulações.
Portanto, estude o perfil da sua equipe e busque maneira de ser comunicar com clareza, dei feedbacks, comunique-se! Permita-se que a sua equipe tenha noção do desempenho.
Proporcione momentos de descontração
Na realidade esse é um dos momentos que os seus colaboradores poderão expor elogios, sugestões e boas ações que devem continuar.
Equilíbrio
Somos seres humanos e sabemos o quanto é difícil lidar com conflitos em geral, veja a maneira que os conflitos no trabalho são levados para a vida pessoal.
Busque um certo equilíbrio entre a sua vida profissional x pessoal, evite levar esse tipo de estresse para a sua casa, tente deixar os seus problemas no trabalho na empresa.
Alimente-se bem!
Não deixe os funcionários trabalharem durante o horário de almoço. A hora do almoço é um momento de descanso e interação de um funcionário com outro.
Se você atender ao telefone durante os intervalos para resolver problemas de trabalho, apenas discutir assuntos da empresa com outros colegas e não puder se livrar de promessas, é provável que esteja sob muita pressão no local de trabalho e em sua vida pessoal.
Procure manter hábitos alimentares saudáveis e não tenha intervalos muito longos entre uma refeição e a outra, pois a falta de equilíbrio e a fragilidade da saúde do seu corpo irão agravar o seu estresse e causar uma série de outros problemas físicos e emocionais.
Então procure ser alimentar bem, tem equilíbrio e controle dos seus horários.
Incentivar atividades física no ambiente de trabalho pode reduzir o estresse e controlar o estresse do trabalho
O exercício físico ajuda a reduzir a ansiedade diária e é um excelente companheiro no combate à depressão.
Na prática de exercícios físicos, além dos muitos outros benefícios que os colaboradores podem trazer ao bem-estar e reduzir o estresse, eles também podem fazer novos amigos, divertir-se, cuidar da saúde, quebrar rotinas e descobrir novos hobbies.
Por exemplo, os gerentes podem encorajar as pessoas a se exercitarem de forma mais relaxada, promover competições para perder peso ou cobrar uma taxa mensal na academia entre os funcionários que atingirem seus objetivos.
A empresa pode entrar em contato com organizações que oferecem programas de passe livre na academia para reduzir custos e fornecer aos funcionários um local bem equipado para a prática de exercícios.
Por meio dessas ações, a empresa vai estimular a prática de exercícios físicos e aumentar a produtividade.
Cuidar da saúde dos colaboradores leva diretamente à redução da pressão no ambiente de trabalho.
As pessoas que mantêm relacionamentos saudáveis com outras pessoas são respeitadas dentro da empresa.
Por se sentirem mais seguros em relação à sua situação na organização e por saberem como melhorar o desempenho e estimular constantemente o corpo por meio de exercícios, os funcionários estão mais preparados para lidar com a frustração e emoções negativas, bem como com questões que podem causar desgaste e estresse.
LEIA TAMBÉM:
- Como Saber se Tenho Síndrome do Pânico
- Técnicas para Aliviar Ansiedade e Estresse
- Tipos de estresse no trabalho
Como identificar e o controlar o estresse do trabalho no ambiente?
Sabemos o quanto o estresse no ambiente de trabalho é prejudicial a saúde em geral, as consequências vêm na nossa vida em modo cascata, você pode usar as dicas acima para reduzir esses sintomas, agora vamos te ensinar a identificar que você vem sofrendo de estresse no trabalho.
Confira os sintomas de estresse no ambiente de trabalho e definitivamente conhecer formas de controlar o estresse do trabalho.
- Cansaço o tempo inteiro;
- Irritabilidade extrema, você não consegue relevar coisas bobas;
- Falta de concentração;
- Falta de vontade de ser divertir;
- Pessimismo;
- Gripe e outras doenças que vem aparecendo de maneira recorrente;
- Insônia;
- Redução de desempenho;
- Redução de produtividade.
É importante que os gestores saibam como identificar essas situações dentro de um ambiente de trabalho, com atitudes simples pode-se reverter esse quadro e evitar tanto estresse.